''O conhecimento não ocupa lugar, mas o saber faz o individuo''

Novo planeta gigante no sistema solar? | 29Fev2012 11:23:34

Publicado por: Megatomaz On-Line

 

Novo planeta gigante no sistema solar?

 
Um grupo de físicos e astrônomos, liderado por John J. Matese, da Universidade de Louisiana, acaba de publicar um estudo que sugere a possibilidade perturbadora de que nos limites do nosso sistema solar exista um planeta gigante desconhecido com massa entre uma e quatro vezes a de Júpiter. O enorme companheiro do Sol estaria nas partes externas da nuvem de Oort (a cerca de um ano-luz de distância de nós), a vasta região esférica de escombros em torno do sistema solar de onde vêm a maioria dos cometas conhecidos. Quando estavam fazendo uma análise dinâmica e estatística dessa região remota, os pesquisadores descobriram uma série de anomalias que poderiam ser explicadas pela presença de um grande corpo planetário com uma massa que poderia, eventualmente, ser quatro vezes maior que a de Júpiter, o gigante do nosso sistema.

Para se ter uma ideia das dimensões desse corpo ainda não observado, basta dizer que Júpiter tem massa 318 vezes maior que a da Terra (imagem acima), e duas vezes e meia maior que a soma de todos os planetas do Sistema Solar. A possibilidade da existência de um corpo semelhante na nossa vizinhança imediata foi apontada pelo mesmo cientista, em 1999. No entanto, como afirma em seu estudo, o banco de dados de cometas conhecidos duplicou, permitindo uma análise mais precisa.

Segundo os cálculos de Matese, as anomalias detectadas na distribuição da população de cometas na Nuvem de Oort exterior sugere que pelo menos 20% deles estão sofrendo os efeitos da atração gravitacional de um corpo enorme.
 
Para evitar qualquer confusão, Matese especifica que ele não está se referindo absolutamente à hipótese de Nêmesis, proposta em 1984, segundo a qual existiria uma estrela pequena e escura (talvez uma anã marrom) que acompanharia o Sol; ele se refere a um mundo desconhecido até agora e que não tem nada a ver com cenários apocalípticos sobre essa hipotética companheira do Sol.

“Um objeto assim”, escreve Matese, “seria incapaz de criar tempestades de cometas. Para ajudar a aliviar a confusão com o modelo Nêmesis popular, usamos o nome sugerido recentemente por Kirkpatrick e Wright (2010), Tycho (na mitologia, a boa irmã de Nêmesis), para nos referirmos a esse novo parceiro hipotético.”

Em seu artigo, Matese assegura que, usando o recém-lançado (2009) satélite WISE (Wide-field Infrared Survey Explorador), seria relativamente fácil detectar o novo planeta e, assim, dissipar dúvidas que a comunidade científica ainda tem sobre sua existência.
 

Partilhar:

Comentários
Não existem comentários

Para poder comentar necessita de iniciar sessào.

Painel controlo
  • Email:
  • Palavra-passe:
  • Lembrar dados
  • Ir administraçào


Índice de produtos Naturais

 http://www.lojavirtualsegura.com.br/celeironatural/ulteis/logo.jpg

Anunciantes/Patrocinadores

Curiosidade Animal
Muito Obrigado

Locations of visitors to this page

 

Hora Brasil


relojes web gratis


 

 

 

Megasaúde.

Foto de médicos

Saúde total para a Familia

Poder para a vida Eterna

 

AQUI VOCÊ ACONTECE
Calendário
D S T Q Q S S
      01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
©2018, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional